Palestrantes

Palestrantes

1.   Dr. Hélio Ázara de Oliveira (UFCG)
É professor de Filosofia na Universidade Federal de Campina Grande. É doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas e possui graduação e mestrado em Filosofia pela mesma universidade. Sua linha de pesquisa relaciona-se com a temática da filosofia alemã moderna com ênfase na relação Hegel - Marx.

2.   Me. William Lopes de Souza (Doutorando em Filosofia-UFRN)
Possuí graduação em Filosofia, tem experiência na área de filosofia, com ênfase
em História da Filosofia, Idealismo alemão, Ética e Filosofia Crítica. Possui o
título de mestre em Filosofia.

3.   Dr. Antônio Patativa de Sales (EST/IEPG)
É graduado em Filosofia (UFPB), Mestre em História da Filosofia (UFPB) e Doutor em Teologia, na área de Filosofia da Religião (EST/IEPG). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, Patrística e Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Filosofia, Filosofia da Religião, Metafísica, Filosofia Antiga e Patrística. É doutorando em Filosofia, pela UFPB, na área de Metafísica.

4.   Dr. Flávio José de Carvalho (UFCG)
Cursou graduação, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Sua experiência na área de Filosofia, abrange primordialmente a Metafísica, a Filosofia da História e o Ensino de Filosofia.

5.   Dr. Ricardo Leon Lopes (UFCG)
Doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP) com pesquisa nas obras de Platão, notadamente no campo da Ética, da Filosofia Política e Metafísica. Mestre em Filosofia da História pela USP/Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre a obra O ser e o nada de Jean-Paul Sartre. Graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1985). Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente, Professor Adjunto II do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga (Homero, socratismo-platonismo; ética, filosofia política e metafísica) e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Jean-Paul Sartre, Existencialilsmo, Fenomenologia, e, Michel Foucault. Atuação, também, na Área de Filosofia Moderna (Descartes e Pascal). Editor de revistas científicas: Revista VEREDAS FAVIP, ISSN 1679-1746, Campina Grande, Paraíba; Revista UNESCIÊNCIAS, ISSN 1980-5136, Campina Grande, Paraíba. Participação no Conselho Científico das Revistas de Direito do IESP, João Pessoa, Paraíba e da Revista TEMA, ISSN 1677-227X, Campina Grande, PB.

6.   Dr. Valmir Pereira (UEPB)
É MESTRE e DOUTOR em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Araraquara - SP). Graduou-se em FILOSOFIA (1988) e HISTÓRIA (1990) pelas Faculdades Associadas Ipiranga (UNIFAI). É Professor Efetivo DE na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Coordenador do Curso de Filosofia na UEPB. É membro do grupo de pesquisa Educação e Ontologia do Ser Social, GREOSS e Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista. Atua na área de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Social e Política, Estágio e Prática de Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista.